Páginas

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

É amanhã!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


16/12/2011 -- 00h00- jornal Folha de Londrina- PR- Brasil

Sedução da dança

Renata Lobo: bailarina, coreógrafa e produtora do 13º Festival de Dança do Ventre
Com participação de cerca de 100 bailarinas, uma mostra de danças árabes fornece um tempero exótico à agenda cultural deste fim de semana em Londrina. 

É a 13 edição do ''Festival de Dança do Ventre'', promovida pela bailarina e coreógrafa Renata Lobo e que acontece neste sábado, às 20h30, no Teatro Marista. 

Intitulada ''Oriente em Cena'', a noitada reúne variações diversas do gênero abrangendo desde técnicas corporais tradicionais a fusões modernas. ''Teremos dança com leques de seda pura, véus, candelabro, dança cigana, dança andaluz, dança de casal do folclore árabe, dança clássica e solos de derbake (principal instrumento de percussão árabe)'', anuncia Renata. 

Ela explica que a dança árabe alcançou um alto nível de complexidade, exigindo de seus adeptos uma formação múltipla. ''Como toda linguagem artística, a dança árabe é viva e está em constante transformação. Hoje em dia, os profissionais da área estudam ballet clássico, flamenco e outras técnicas'', assinala. 

Embora a mostra não tenha nenhum caráter de manifestação política, Renata sublinha que o tema da liberdade suscitou a criação da maioria das coreografias. ''Minha inspiração foi a frase da escritora francesa Simone de Beavoir: 'Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância'. Ela virou um chamamento para o espetáculo'', conta. 

Além das alunas de sua escola, estarão no palco bailarinas de várias regiões do Brasil representando as companhias Clarice Bonini e Beto Bonini (São Paulo), Adriana Lira (São Paulo), Ellen Tafner (Blumenau - SC), Keylla Lira (Araçatuba - SP), Natália Silva (Araçatuba - SP), Nidal Abdul (Campo Grande - MS) e Stephanye Saraiva (Maringá-PR). 

''Os figurinos estão muito elaborados'', diz. ''Alguns grupos apresentarão roupas inteiras feitas de cristais e pedrarias. Temos uma equipe e um ateliê que cuidam disso.Trabalhamos seis meses em cima do espetáculo para que o público saia satisfeito do teatro.'' 

Serviço: 

- 13º Festival de Dança do Ventre 
Quando - Amanhã às 20h30 
Onde - Teatro Marista (R. Cristiano Machado, 241), em Londrina 

Ingressos - R$ 20 (antecipados) e R$ 40 (na hora) 

Ponto de venda - Loja Mais que Natural (Av. Higienópolis, 2565) 

Informações - (43) 3341-2565 e 3323-4499
Nelson Sato 

Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário