Páginas

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Era tão orgulhosa!!!!!

‘Eu fiz isso’, diz minha memória.
Eu não posso ter feito isso’, diz meu orgulho,
e permanece inflexível. Por fim _ a memória cede."
Friedrich Nietzsche – Além do Bem e do Mal
versão portuquesa significado parvo= idiota, tonto, imbecil

- Adeus -disse para a flor.
Mas ela não lhe respondeu.
- Adeus - repetiu o principezinho.
A flor tossiu. Mas não era por causa da constipação.
- Fui muito parva - acabou finalmente por dizer.
- Desculpa. Vê se consegues ser feliz.
Ficou espantado por ela não se pôr com recriminações.
E para ali se deixou ficar, totalmente desconcertado, de redoma no ar.
Não conseguia compreender aquela mansidão, aquela calma.
- Porque é que estás tão admirado?
É evidente que eu te amo - disse a flor.
- Nunca o soubeste, por culpa minha.
Mas isso, agora, já não tem qualquer importância.
Olha que tu também foste tão parvo como eu.
Agora vê lá se consegues ser feliz...
E deixa essa redoma em paz. Já não a quero.
- E o vento?
- Não estou tão constipada como isso...
O fresco da noite há-de fazer-me bem. Sou uma flor!
- E os bichos?
- Duas ou três lagartas terei eu de suportar se quiser saber
como são as borboletas.Parece que são tão bonitas!
E, se não forem elas, quem é que se lembra de me vir cá visitar?
Tu, tu hás-de estar bem longe.E os bichos maiores, não tenho nada a recear. 
Afinal, para que tenho eu as minhas garras?
E mais uma vez exibia ingenuamente os seus quatro espinhos.
Depois, ainda disse:
- Não fiques para aqui a empatar, que me irritas! 
Não te resolveste ir embora? Pois então vai !...
Porque ela não queria que ele a visse chorar.
Era uma flor tão orgulhosa...
Antoine de Saint-Exupéry



"O orgulho é o caminho do erro!"

Antero de Figueiredo


Nenhum comentário:

Postar um comentário